Realidade virtual: mais dinamismo e atratividade para as aulas

Canal Mudes

O modelo tradicional de ensino – limitado somente a assistir às aulas e fazer exercícios –, pode se tornar mais atrativo e participativo com o auxílio da tecnologia, possibilitando aos estudantes novas experiências de aprendizado

  

A grande aposta do momento é a Realidade Virtual (RV), que visa trazer mais riqueza de conteúdo e dinamismo para as aulas.   

 

O que é a Realidade Virtual (RV)?

É uma tecnologia imersiva que permite a visualização e interação com objetos em um ambiente virtual, com o uso de óculos ou dispositivos, como smartphone, tablet e computador.   

  

Pela RV é possível estar em vários lugares do mundo sem a necessidade da presença física, por exemplo: ir à lua ou visitar o interior de um museu sem sair de casa.   

  

Como a realidade virtual auxilia no aprendizado?

Com a realidade virtual, os alunos podem ter a experiência de vivenciar o que estão aprendendo de forma mais dinâmica e prática. Assim, algumas escolas já estão trazendo essa tecnologia para auxiliar no aprendizado.  

  

Muitas são as vantagens do uso de tecnologias no processo de aprendizado:

  

  • Facilidade de compreensão

Ao fazer uso da realidade virtual, os estudantes podem aprender o conteúdo curricular com mais assertividade e na prática, auxiliando a compreensão mais profunda do tema.   

  

  • Resolução de problemas

A RV permite mais eficiência na resolução de problemas, pois, no ambiente virtual, o estudante aprende por meio de plataformas interativas, desenvolvendo competências que vão auxiliá-lo na tomada de decisões.   

  

  • Criatividade

A tecnologia pode ser uma ótima ferramenta para desenvolver e aumentar a criatividade, uma vez que os estudantes têm acesso a ambientes que simulam a realidade, estimulando a imaginação.   

  

  • Motivação para a turma

A capacidade de motivação aumenta com o uso dessas ferramentas, pois as aulas não ficam mais restritas ao formato tradicional de ensino. A tecnologia, além de transformar a transmissão do conhecimento, promove o engajamento e interesse dos alunos, fortalece a integração entre os estudantes, que aprendem de maneira mais ativa e divertida.   

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.