A inadimplência escolar é um problema recorrente para muitos gestores. Porém, com o agravamento da instabilidade financeira provocada pela pandemia, o transtorno se tornou ainda maior
Para reduzir o número de inadimplentes, os administradores devem adotar mecanismos que simplifiquem e facilite o método de cobranças, além de manter sempre um bom diálogo fortalecendo a comunicação com o aluno e seus familiares.
Nem sempre a inadimplência escolar está totalmente relacionada à família ou aos responsáveis pelos estudantes. Falhas na gestão escolar, como falta de políticas de cobrança bem estabelecidas e gestão financeira ineficiente, podem gerar inadimplência por parte dos alunos.
Como evitar:
- Tenha processos internos bem definidos: a forma de contato, os métodos de pagamento, os avisos de atraso, a possibilidade de acordos, etc.
- Tenha familiaridade com a situação financeira da instituição, acompanhando diariamente o histórico de inadimplência e os relatórios.
- Você pode criar descontos progressivos ou benefícios na próxima matrícula para as pessoas que fizerem o pagamento da mensalidade em dia.