Impacto da Covid em crianças e jovens pode resultar em geração perdida

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A pandemia da Covid-19 prejudicou o desenvolvimento de milhões de crianças e jovens em países de baixa e média renda, segundo novos dados globais sobre pessoas com menos de 25 anos no início da pandemia.

 

O novo relatório do Banco Mundial, “Colapso e Recuperação: como a pandemia de Covid-19 deteriorou o capital humano e o que fazer a respeito”, analisa os impactos da pandemia nas crianças e nos jovens, nos principais estágios do desenvolvimento: primeira infância de zero a 5 anos, idade escolar de 6 a 14 anos, e juventude de 15 a 24 anos.

 

O relatório constata que os estudantes de hoje podem perder até 10% de seus ganhos futuros devido aos choques na educação provocados pela Covid-19. Além disso, o déficit cognitivo nas crianças pequenas de hoje pode se traduzir em uma queda de 25% nos rendimentos em suas vidas adultas.

 

Jovens no Brasil

Na América Latina e no Caribe, os dados mostram um declínio acentuado no emprego jovem. Essas quedas foram particularmente acentuadas no início da pandemia no Brasil (6%). O número de jovens que não estavam empregados nem matriculados em escolas ou em cursos de capacitação no país aumentou substancialmente e chegou a 22% no último trimestre de 2021.

 

No final de 2021, o emprego jovem recuperou os níveis anteriores à pandemia, mas a tendência deste indicador continua a ser relativamente baixa, desde 2011, início do período de análise.

Para crianças em idade escolar, o estudo constatou que, no Brasil, entre março de 2020 e março de 2022, cada aluno havia perdido um ano de escolaridade presencial devido ao fechamento da escola.

 

De 1º de abril de 2020 a 31 de março de 2022, as escolas brasileiras ficaram totalmente fechadas por 44% do tempo. Foram parcial ou totalmente fechadas por 90% do tempo no mesmo período.

 

Programas de recuperação

Para crianças em idade escolar, simplesmente tê-las de volta à escola não será suficiente. Uma criança que parou de ir à escola na segunda série e ficou em casa por um ano não poderá acompanhar o currículo da quarta série ao retornar. Será importante adequar o ensino ao nível de aprendizado desses alunos.

 

Aumentar o tempo de aula e os programas de recuperação – como aulas de compensação – também pode reverter as perdas de aprendizagem.

 

Os jovens precisam de apoio para um bom ingresso no mundo do trabalho. Programas de estágio, capacitação, intermediação e empreendedorismo adaptados para jovens são importantes.

 

Fonte: ONU

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