Homens precisam entender significado do consentimento, diz fundadora do “Me Too”, no Brasil

Notícias

A fundadora do “Me Too” no Brasil, Marina Ganzarolli, participou de debates na sede da ONU, em Nova Iorque, durante a 67ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW). 

  

Um dos temas discutidos foi como engajar os homens na luta para combater a violência contra as mulheres. Ganzarolli enfatizou que eles são parte fundamental desse processo.  

  

O “Me Too” é um movimento global que busca ajudar vítimas de violência sexual a romperem o silêncio. O objetivo é amplificar a voz de sobreviventes, dar visibilidade aos relatos de abuso sexual e suporte para meninas e mulheres.  

  

Marina Ganzarolli explica como o surgimento da violência on-line despertou a necessidade de o Legislativo criar leis.  

  

Temos um outro lado: acompanhamos ao longo da última década também o desenvolvimento de outras formas de coação, de constrangimentos e violência que se usam dos recursos digitais para fazê-lo. Assim como no Brasil, tivemos a tipificação, inclusive, de vários novos crimes, como a disseminação não consentida de imagens, a famosa pornografia de revanche ou a extorsão, mas, por outro lado, a tecnologia também permite a disseminação de conhecimento sobre direitos humanos das mulheres e o acolhimento e a ajuda, usando os recursos da Web.”  

  

Além de debates sobre a inclusão digital e econômica das mulheres no combate à violência com uma perspectiva para todo o Sul Global, Marina Ganzarolli conta que a Rede Brasil do Pacto Global também trouxe outras questões sociais que precisam ser consideradas, como raça, orientação sexual, identidade de gênero e idade 

  

O “Me Too” Brasil possui um Conselho Consultivo que conta com nomes, como Ana Amélia Teles, vítima de violência durante o período da ditadura no Brasil; e Silvia Pimentel, que presidiu a Comissão da ONU sobre Violência contra Mulheres (Cedaw).  

  

Fonte: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.