Líderes do Grupo Mulheres do Brasil (núcleo do Rio de Janeiro) se reuniram, terça-feira (05/07), para planejar ações, políticas públicas e eventos voltados para o empoderamento das mulheres
O encontro ocorreu no Kolmena (espaço da Fundação Mudes), o primeiro coworking do Rio de Janeiro exclusivo para mulheres.
Dentre as pautas debatidas, as empreendedoras apresentaram a campanha “Pula pra 50 – por mais mulheres na política”, cujo objetivo é elevar para 50% o número de mulheres ocupando cadeiras no Poder Legislativo.
Segundo dados (2019) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira é composta por 51,8% de mulheres e 48,2% de homens; sendo 53% do eleitorado formado pelo sexo feminino, todavia as mulheres ocupam menos de 15% dos cargos eletivos.
O intuito da campanha é buscar a paridade para a representação política feminina, bem como em todos os espaços de liderança, sejam eles públicos ou privados.
Kolmena: um espaço exclusivamente feminino
Antes da reunião, o gestor do Kolmena, Rodrigo Coelho, apresentou às empreendedoras todas as salas e estações de trabalho do coworking, e explicou como será o funcionamento.
O encontro foi o primeiro realizado pelo Grupo Mulheres do Brasil no Kolmena. A partir de agora, o espaço será a sede das reuniões mensais das líderes, onde serão idealizados inúmeros projetos voltados para o engajamento da sociedade civil na conquista de melhorias para as mulheres e o país.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.