A Fundação Mudes esteve presente, no Dia Internacional da Mulher (08/03), na “Feira 8M”, uma iniciativa da Secretaria de Política e Promoção da Mulher da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para promover a autonomia econômica, o empoderamento e fortalecimento das mulheres que querem se (re)inserir no mundo do trabalho.
O evento, que ocorreu no Campo de Santana (Centro do Rio), ofereceu às mulheres mais de 8 mil oportunidades de emprego e estágio em várias áreas, como indústria, tecnologia e comércio.
Além das vagas e da realização de cadastro das participantes, a Fundação Mudes ministrou a palestra e oficina “Mulheres no mercado de trabalho e sustentabilidade” — um diálogo sobre a mulher na história do mundo do trabalho, seu papel nos movimentos emancipatórios (lutas e direitos) e sua atuação emancipadora no desenvolvimento sustentável.
Estiveram presentes a secretária especial de Políticas Públicas e Proteção à Mulher do Rio de Janeiro, Joyce Trindade; e o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
“Existe espaço para todo mundo. Quando a mulher tem emprego, ela consegue, de fato, a sua emancipação. É óbvio que é necessário um conjunto importante de políticas, mas é bom celebrar isso, dizendo para a mulher ir para o mercado de trabalho, para lutar, que ela pode ser tudo o que ela quiser.” – ressaltou Eduardo Paes.
Na ação, a Fundação Mudes atendeu a 334 mulheres, realizou 164 cadastros e encaminhou 114 candidatas a vagas de emprego.