Exemplos de adaptações razoáveis no ambiente de trabalho para PcDs

Empresas

A viabilização de oportunidades e espaços adaptados é essencial para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.  

 

Para que isso seja feito a Lei Brasileira de Inclusão a Pessoa com Deficiência (LBI) nº 13.146, garante que sejam feitas adaptações razoáveis, como ajustes e modificações nas instalações que possam garantir que as pessoas com deficiências tenham o direito a oportunidades e igualdades em acesso a todos os lugares.  

 

VI – Adaptações razoáveis: adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais; 

 

Com isso, daremos alguns exemplos de adaptações razoáveis para as empresas implementarem. São elas:  

– Barras de apoio;  

– Rampas;  

– Banheiros adaptados;  

– Elevadores;  

– Piso tátil; 

– Intérpretes; 

– Tecnologias assistivas.  

 

Ter as adaptações citadas acima é o primeiro caminho para a contratação. Saber respeita o tempo de adaptação, assim como, oferecer ajuda para guiar o colaborador nas suas tarefas e atividades a serem desenvolvidas é fundamental. 

 

Sabemos que atualmente a quantidade de pessoas com deficiência que estão inseridas no mercado profissional são poucas. Segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual dessa participação é de 28,3%, menos da metade que profissionais sem deficiência que são de 66,3%.  

 

É importante ressaltar que a Lei de Cotas nº 8.312/91 determina que as empresas que possuam mais de 100 funcionários, devem ter a inclusão de pessoas com deficiência no quadro.  

 

Além disso, o artigo 4 do Estatuto da Pessoa com Deficiência visa garantir a igualdade e a não discriminação da pessoa com deficiência: 

 Art. 4º  

Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. 

 

Leia também: Dicas para inclusão PcD no trabalho 

Impulsionamos o crescimento e o posicionamento no mercado para os jovens por meio da educação.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.