Varíola: o que é e como se proteger

Notícias

OMS declarou emergência sanitária devido a contaminação por varíola. Saiba como se proteger

A pandemia da COVID19 ainda nem acabou e outra doença chega competindo pelos holofotes, a Varíola dos macacos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou no último sábado (23), emergência sanitária global devido aos mais de 16 mil infectados em 75 países. O vírus, que se propaga principalmente por relações sexuais, já é responsável por cerca de 700 casos no Brasil.  

Segundo a pesquisa realizada pelo jornal americano de medicina, o New England Journal of Medicine, que analisou 528 pacientes de 16 países comprovando que 95% das infecções ocorreram por relações sexuais, fazendo com que a varíola dos macacos seja confundida com outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). 

 

Sintomas 

  • febre 
  • dor de cabeça 
  • dores musculares 
  • dor nas costas 
  • gânglios (linfonodos) inchados 
  • calafrios 
  • exaustão 

Dentro de 1 a 3 dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas. Segundo dados disponibilizados pelo G1. 

 

Como se proteger 

Os cuidados que vem sendo recomendados para evitar a propagação da COVID19 continuam valendo também a Varíola, ou seja, é recomendado manter a higienização constante das mãos, o uso de máscaras faciais e o distanciamento social. Além disso, é indispensável o uso de preservativos nas relações íntimas.  

 

Macacos transmitem varíola?  

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente afirmou que apesar no nome “varíola dos macacos” o vírus não é originário dos primatas, que assim como o homem, são hospedeiros acidentais da doença.  

Todos os casos identificados até o momento pelas agências de saúde ao redor do mundo são comprovadamente transmitidos de humanos para humanos, não havendo relação com os macacos.  

Em caso de avistamento desses animais não tente nenhuma forma de retaliação, como agressões ou quaisquer tipos de maus-tratos. 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.