Saiba tudo sobre o FIES

Estudantes

Antes de iniciar a jornada acadêmica, muitos estudantes consideram optar pelo programa de Financiamento Estudantil (FIES) para ingressar em instituições privadas 

O que é o FIES? 

Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fundo De Financiamento Estudantil, facilita a inserção de jovens estudantes ao ensino superior. 

    “Art. 1º  É instituído, nos termos desta Lei, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de natureza contábil, vinculado ao Ministério da Educação, destinado à concessão de financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério, de acordo com regulamentação própria.” 

Como funciona 

Apesar de ser uma iniciativa pública, o financiamento estudantil pode ser realizado também por instituições privadas, como bancos, por exemplo. O crédito estudantil se encarrega de financiar as mensalidades dos cursos, e o estudante, arca com o pagamento em condições como maior prazo e parcelas reduzidas, com juros baixos ou nulo.  

Vale a pena? 

O FIES é destinado para aqueles que possuem algum empecilho para cursar o ensino superior público, como por não ter atingido a pontuação necessária para o curso escolhido, por exemplo.  

É importante que antes de oficializar qualquer acordo com o FIES é necessário estar a par de todo o processo e condições, além de estar sempre se atualizando sobre as mudanças que esse programa pode sofrer.  

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.