Saiba como montar um currículo

Candidatos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Quando um jovem começa a busca por emprego ou estágio, o que é imprescindível nesse momento é o currículo. É nele que estará a sua história, vivências e experiências que foram adquiridas ao longo do tempo.

E para conseguir montar um bom currículo, com informações necessárias e precisas o psicólogo e tutor da Fundação Mudes, Rogério Antonio, respondeu algumas perguntas deixando dicas para os jovens estudantes que buscam oportunidade. Confira!

 

Para um jovem que viu uma vaga, quer se candidatar, mas ainda não tem um currículo pronto, o que você indicaria?

 1ª – Leia o enunciado da vaga e observe se possui pré-requisito, pesquise sobre a empresa e veja qual será a atividade praticada, pesquise um pouco sobre ela.

2ª – Mantenha a calma na hora da produção do currículo, construa ele para a vaga que irá enviar, coloque apenas informações relacionadas à vaga. Fique atento a formatação, tome cuidado com erros de português.

3ª – A formatação deve ser:

  • Papel – Folha A4 branca;
  • Fonte – Times New Roman ou Arial;
  • Tamanho da letra – 12;
  • Cor da letra – preta;
  • Itálico – deve ser usado em palavras estrangeiras;
  • Margens – 2 cm para as margens direita e inferior, e 3 cm para esquerda e superior;
  • Alinhamento – Títulos e frases pequenas à esquerda e textos justificados;
  • Espaçamento – usar um espaçamento de 1,5 entre as linhas.

4ª – É a sua construção profissional, então você sabe mais do que ninguém o que deve ser exposto ali, lembre-se que é a sua carta de entrada, e ele decidirá sua posição inicial nesta entrevista, qualquer dúvida pergunte a alguém mais experiente e pesquise sobre esta dúvida para saná-la, não permaneça com ela, e seja sincero ao que colocar nele.

 

O que um estudante precisa ter em mente primeiro, na hora de montar um currículo?

Em primeiro lugar ele precisa compreender que um currículo é a história de vida dele, voltada para os aspectos relacionados ao mundo do trabalho. E esta história será descrita para outro individuo compreender, então devemos sempre ter isso em mente.

E outro ponto muito importante, é que as informações expostas no currículo variam de acordo com a vaga que se pretende alcançar.

 

Como saber se ele deve ser feito e enviado no Word ou em PDF? Com foto ou sem?

Um currículo possui formatação em sua construção (Tamanho de letra, espaço entre as linhas, modelo de letra, organização, quantidade de folhas etc.), e por esse motivo ele deve ser desenvolvido em Word.

As formas de envio de um currículo para uma empresa deverão estar descritas na informação da vaga, que pode ser no corpo do e-mail, em word ou pdf. Devemos ter em mente que um currículo não deixa de ser um documento e quando enviamos em PDF estamos protegendo os dados que inserimos nele, sendo assim é mais seguro.

Quando nos referimos à foto, devemos recordar que esta ação deve ocorrer somente quando solicitado pela empresa e a mesma deve ser o padrão 3×4 semelhante ao RG.

 

O que não pode faltar no currículo?

Todas as informações expostas ali são de grande importância para que consiga conquistar o objetivo, que é a vaga de estágio ou emprego na empresa X. Aqui são elas:

 

  • Dados pessoais: é através dele que saberão quem somos, onde moramos etc.

 

  • Objetivo: aqui será observado nosso foco, que é nada mais nada menos do que descrever a própria vaga que irá concorrer.

 

  • Habilidades adquiridas: habilidades que adquirimos durante uma experiência vivenciada em uma empresa ou durante nosso processo de vida, onde a prática legitima o conhecimento. Um exemplo, é quando o estudante aprende a utilizar o Excel em uma atividade de sua vida e se faz possível comprovar este conhecimento.

 

  • Formação: neste ponto será verifica seu grau de estudo/conhecimento, de igual forma se o jovem continua sua busca por crescimento ou estagnou e se continua estudando, pode se perceber aqui, se este estudo tem a ver ou não com a área de conhecimento da vaga e se este horário de estudo pode atrapalhar ou não a atividade laboral que será exercida.

 

  • Experiência profissional: essa parte traz um diferencial para o currículo, pois se o estudante possui alguma experiência na vaga que se candidatou ou área semelhante, ele se coloca um passo à frente, nesta disputa. Caso não possua nenhum tipo de experiência, podemos colocar no lugar “experiência extra-profissional” que são experiências não comprovadas em carteira de trabalho, porém ele vivenciou. Exemplo: o jovem em seu último ano escolar, se tornou representante de classe e com isso ele possuiu a responsabilidade de organizar a turma para a formatura, pesquisar valores para todas as coisas que envolvam a mesma, formas de arrecadar esses valores e por ai vai. É possível descrever esta função de forma correta para expor em um currículo. Afinal foi exercido uma função administrativa.

 

  • Cursos de aperfeiçoamento: são cursos extras que o jovem realiza para aprimorar seu conhecimento espacial que engloba diversas atividades e focal que é totalmente direcionado para sua área de atuação, ou seja, um conhecimento a mais sobre algo específico referente à vaga. Lembrando que os cursos a serem expostos no currículo devem estar conectados com a vaga que se pretende alcançar.

 

Com isso percebemos que todas as informações são importantes e nada deve ser esquecido.

 

Se um estudante teve um faculdade anterior e trancou, ele deve colocar no currículo?

Se a mesma possui conexão com a vaga, pode ser colocado como ensino superior incompleto. Colocar no currículo o tipo de curso e suas informações, seguido do motivo do trancamento e observar uma forma de usar este acontecimento ao seu favor.

 

Esperamos ter te ajudado para que consiga montar um bom currículo, estudante! E dessa forma, conquistar a vaga que deseja!

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.