O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
Criado em 2002 pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem o intuito de avaliar o nível de conhecimento educacional de pessoas que voltaram a estudar após a idade exigida para concluir o ensino médio ou fundamental.
O que isso significa?
Quem não terminou os estudos (ensino fundamental ou médio) na idade adequada pode realizar o Encceja, gratuitamente, a fim de obter a conclusão do mesmo. Isto é, caso o jovem ou adulto tenha um bom desempenho na prova, receberá o certificado do Encceja, que terá a validade de um diploma escolar. Com isso, o Ministério da Educação (MEC) passou a adotar este certificado para a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Será preciso ter 15 anos completos para a conclusão do ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.
São quatro provas de múltipla escolha, contendo 30 questões e uma redação. As avaliações são aplicadas, anualmente, em prazo estipulado pelo MEC e conforme o currículo dos ensinos fundamental e médio.
Para participar, é necessário entrar na página do Encceja, no período de inscrições, e se cadastrar. Tenha em mãos os documentos necessários, como identidade, CPF e e-mail. O resultado também ficará disponível no site do exame.