Não recebeu feedback do processo seletivo?

Canal Mudes

Confira dicas de como abordar o recrutador do processo seletivo

 

Afinal, o que é o feedback do processo seletivo? 

O feedback é uma ferramenta de resposta oferecida como uma forma de avaliação. O termo é utilizado no mundo corporativo com ênfase no retorno de processos seletivos, e especificamente no âmbito profissional, o objetivo é a explicação de forma sucinta sobre como foi interpretado o perfil do candidato. 

 

Não recebeu o retorno do processo seletivo dentro do prazo? 

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, seja o primeiro emprego como jovem aprendiz, um estágio ou mesmo quem está tentando iniciar carreira no mundo corporativo como trainee, enfrenta o desafio de aprender a lidar com as emoções. Nem sempre o feedback é dado com a rapidez que os jovens esperam recebê-lo, e por vezes ele nem acontece, pois há empresas que não costumam dar um retorno aos não aprovados. 

 

Mas calma! Nem sempre o feedback não recebido dentro do prazo previsto, significa uma negativa. Talvez seja apenas um atraso no cronograma organizacional da empresaAí fica a dúvida: o candidato por abordar os recrutadores para saber do resultado do processo ou pedir por feedbacks? A resposta é sim! 

 

Confira dicas de como abordar o recrutador / RH! 

Primeiro certifique-se de que o prazo de retorno estabelecido pelo recrutador já passou. Caso positivo, você pode redigir um e-mail endereçado ao recrutador responsável pelo processo seletivo. 

 

  • Use tom cordial, evite cobranças diretas e mantenha a formalidade; 

 

  • Comece se apresentando e dizendo de qual processo seletivo participou; 

 

  • Indique a data e a nomenclatura da vaga; 

 

  • Seja objetivo e diga que gostaria de saber se já existe alguma definição em relação ao processo e qual foi a avaliação de seu perfil; 

 

  • Agradeça e se coloque à disposição da organização; 

 

  • Para finalizar, escreva seu nome completo e deixe um telefone para contato. 

 

Agradeça o retorno mesmo caso receba um feedback negativo, e se coloque à disposição para novas oportunidades. O mais importante é que você mantenha a cordialidade, o que gera networking, e tenha um feedback que te auxilie a participar de outros processos seletivos com mais preparo. 

 

Gostou da dica? Clique aqui e tenha acesso a outros conteúdos! 

Entenda a importância do feedback para o sucesso da sua empresa

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.