Estudar é a atividade que acompanha uma pessoa até o resto de sua vida. Desde as primeiras turmas na escolinha até os cursos de especialização, aprendemos conteúdos novos quase diariamente, e lembrar de tudo isso é um desafio e tanto!
Com a evolução da tecnologia e o uso constante de computadores e smartphones, as relações com os estudos se transformaram, fazendo com que os estudantes tenham cada vez menos foco. Com a chegada da pandemia esse cenário só se intensificou. As restrições de proximidade levaram a sala de aula para o virtual, tornando a atividade de estudar ainda mais complicada. Por isso separamos algumas dicas que podem ajudar você a se concentrar e absorver melhor os conteúdos!
Crie uma rotina
Separe um tempo, todos os dias, para se dedicar exclusivamente aos estudos por pelo menos duas horas. Esse método permite mais controle sobre seus afazeres e não precisará se preocupar com outras coisas.
Técnica Pomodoro
Desenvolvida na Itália em meados de 1980 por Francesco Cirillo, na época estudante, que sentia a necessidade de aumentar sua concentração e melhorar seu desempenho nos estudos, quando surgiu a ideia de utilizar um temporizador de cozinha em formato de tomate (que em italiano significa pomodoro) para gerenciar o tempo de dedicação exclusiva a uma determinada atividade. O relógio, que tinha o tempo limite de 25 minutos, passou a ser utilizado frequentemente pelo italiano que percebeu uma melhoria em seu rendimento.
A técnica então, consiste em separar 25 minutos para dedicação total a uma determinada atividade, tendo após esse período, um intervalo de 5 minutos de descontração, fazendo uma pausa mais longa após 4 ciclos.
Dê preferência aos impressos
Apesar de os dispositivos eletrônicos serem uma ótima ferramenta, e atualmente quase indispensável na hora de estudar, dê preferência às ferramentas impressas. Ler e escrever o conteúdo continua sendo uma atividade mais eficaz na hora de compreender a matéria.
Mapas mentais
Os mapas mentais são caminhos os quais percorremos a partir de uma ideia central. Correlacione o conteúdo com outros tópicos ou com sua vida pessoal, favorecendo sua memória.
Grupos de estudos
Estudar em grupo, na companhia dos amigos, é melhor do que sozinho. Organize pequenos grupos de pessoas que estejam interessadas no mesmo assunto. Explicar o conteúdo a um colega e tirar dúvidas com outros é uma troca extremamente enriquecedora. Só não podem se esquecer de que a finalidade é estudar, ein?!
Curtiu as dicas? Então clique aqui e descubra os seus pontos fortes e fracos!