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Dez práticas para gestão de tempo

Canal Mudes

Gestão do tempo é o processo de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina, melhorando a produtividade e a eficiência de suas tarefas

 

Planejamento  

Mantenha sempre atualizado e organizado um cronograma com todas suas tarefas e obrigações. Ele pode ser atualizado no início de cada mês, semana ou dia.  

  

Definição de metas  

As metas são fundamentais para que não se perca a motivação, elas ajudam a manter o foco e promovem a sensação de dever cumprido.  

  

Definição de prazos  

Quando você define um prazo sobre suas tarefas, cria uma pressão saudável em cima de si mesmo, podendo ser importante para evitar distrações e realizar entregas sem atrasos.  

  

Divisão de trabalho  

A habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo é um mito. Quando tenta realizar múltiplas tarefas, você, na verdade, está forçando o seu cérebro a alternar rapidamente entre elas.  

  

Mensuração do tempo que se leva em cada atividade  

É importante para você avaliar quanto tempo está investindo em uma tarefa e saber quanto tempo cada atividade demanda e conseguir se planejar melhor. 

  

Evitar a procrastinação  

Todo mundo já foi atingido pela procrastinação alguma vez na vida. Evite distrações durante a realização das tarefas, como celular, televisão ou conversas. Estes hábitos podem prejudicar seu rendimento e fazer com que alguma atividade não seja finalizada.  

  

Faça pausas  

As pausas durante a rotina precisam ser estratégicas. Além daquelas necessárias para descanso, você precisa parar por alguns períodos para recuperar a criatividade e a disposição, e não forçar demais seu corpo ou sua mente. 

  

Saber dizer “não 

Uma das vantagens de se ter clareza sobre quais são suas prioridades é saber definir o que é menos ou mais importante no momento. Nem sempre é fácil dizer “não”, mas você, definindo as suas prioridades, pode ter mais clareza e se organizar melhor sobre as necessidades do momento atual.  

 

Princípio de Pareto  

O Princípio de Pareto, um sociólogo italiano, para administração do tempo afirma que 80% do seu sucesso vêm de 20% das suas atividades. Descubra o que esses 20% significam na sua rotina.  

Priorize as tarefas mais estratégicas, que causam mais impacto à sua demanda e dedique mais tempo a elas.  

 

Faça uso da tecnologia  

Hoje em dia, há milhares de aplicativos que podem auxiliar a organizar a rotina. O “To do ist” e o “Evernote” são dois bons exemplos. 

 

 

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