Para muitos jovens a possibilidade de estudar fora é intangível, mas não é impossível
Para muitos jovens a possibilidade de realizar um curso, seja de graduação, mestrado, doutorado e até mesmo o ensino médio no exterior é inalcançável, mas apesar de ser trabalhoso, mas o processo pode ser mais simples do que ingressar em uma faculdade pública brasileira. Pensando nisso, reunimos algumas informações que podem colaborar na hora de aplicar para uma instituição no exterior:
Organização
Se informe sobre as universidades que possuem os melhores programas dentro da sua área interesse. Reflita sobre seus objetivos e busque as oportunidades que se adaptam ao seu perfil. Pesquise pelos requisitos da universidade e as provas que precisará realizar, como as de proficiência na língua estrangeira. Planeje os custos e o tempo que precisará estudar até a data das inscrições.
Plano de Estudos
Buscar capacitação profissional em um idioma o qual não é a seu nativo demanda conhecimento extenso de vocabulário da língua estrangeira. Por esse motivo, é importante planejar sua grade de estudos, respeitando as datas e realizando simulados das provas de proficiência constantemente.
Informe-se
Alguns países, principalmente os desenvolvidos, tem valor de moeda local acima do Real, por isso, pesquise o quanto precisará gastar antes e durante o curso. Dedique um tempo para pesquisar sobre bolsas de estudos que se enquadram no seu perfil, os descontos que ela pode proporcionar, o pagamento de inscrições e outras taxas, além dos custos com estadia, alimentação e passagens.
Documentos
Organize a documentação necessária para sua aplicação a essas bolsas de estudos. Talvez seja necessário realizar a tradução oficial desses documentos para a língua do país de destino.
Aplicação
Uma vez definidos os requisitos acima, é hora de realizar sua aplicação e torcer para o resultado positivo.