Carteira de trabalho digital: como funciona e como fazer a sua?

Estudantes

Um dos documentos mais importantes da vida de um trabalhador é a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Nela fica registrada toda a história profissional do cidadão, garantindo o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. 

  

Na CTPS são anotadas todas as atualizações ou alterações relacionadas com o vínculo empregatício, como férias, licenças, alterações de salário ou cargo etc. Estas informações também são enviadas para a carteira de trabalho digital por meio do E-social. 

  

O processo de digitalização busca facilitar a vida do funcionário e do empregador; a assinatura é feita de maneira digital, e o empregado tem acesso ao seu histórico e às informações necessárias diretamente na CTPS Digital. 

  

Como fazer a carteira de trabalho digital?

  • Crie uma conta no site do Governo Federal (gov.br);
  • Acesse a CTPS Digital pelo site;
  • Acesse a carteira digital pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu celular. 

  

Atenção: caso tenha a CTPS em formato físico, você deverá guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a carteira de trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos, é importante conservar o documento original.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.