Especial Dia dos Professores

Canal Mudes

Dia 15 de outubro é a data mais significativa para a educação, pois homenageamos os profissionais que fomentam a transformação e o progresso nacional: os professores. 

 

Dos anos iniciais ao mais elevado grau educacional, é o docente que conduz o desenvolvimento do aluno na longa jornada do conhecimento, formando profissionais qualificados e cidadãos de bem, úteis à sociedade. O professor é a base de todas as profissões. Não existiriam advogados, médicos, dentistas, jornalistas, por exemplo, se não fossem os professores. 

 

Você conhece a origem do Dia dos Professores?

Em 15 de outubro de 1827, o Imperador Dom Pedro I criou, por meio de um decreto, o Ensino Elementar no Brasil. Foi instituído que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras“. Entretanto, somente 120 anos depois da legislação imperial, isto é, em 1947, que ocorreu a primeira homenagem aos professores. 

 

A celebração teve seu marco inicial em uma pequena escola em São Paulo. Quatro docentes destinaram um dia especialmente de descanso, congraçamento e troca de ideias com os pais. O objetivo era propor uma análise conjunta sobre o conteúdo aprendido pelos alunos e os rumos do ensino para o restante do ano. 

 

Ainda em 1947, o professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se chamasse “Dia do Professor” e que fosse no dia 15 de outubro. Professores e alunos traziam doces para festejar a data. 

 

Para o mestre Becker, “Professor é profissão. Educador é missão”, “Em Educação, não avançar já é retroceder”. “Professor, a profissão que dá origem a todas as outras“. 

 

A comemoração, que repercutiu nacionalmente em seu primeiro ano, se expandiu em 1948 para os demais Estados. A data foi oficialmente reconhecida como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. A legislação instituiu, em seu artigo 3°, que:  

 

“Art. 3º Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.

  

Outro ícone que merece reconhecimento é a jornalista, professora e política brasileira, Antonieta de Barros, a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular.  

 

Antonieta foi deputada estadual em duas legislaturas em Santa Catarina. No magistério, atuou ativamente na defesa da emancipação feminina, na busca por uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, sobretudo, no Sul do Brasil. 

 

Como parlamentar, criou a Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, que instituiu o Dia do Professor e o feriado escolar em 15 de outubro. 

 

A educação transforma vidas, e o docente é a base desta mudança. Sem professor não há educação nem progresso social. 

 

A Fundação Mudes deseja um excelente dia a todos os mestres, principalmente, aos tutores do Programa Juventude Aprendiz, que orientam e direcionam inúmeros jovens na busca por um futuro de vitórias! 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.