O Fundo Brasileiro para a Diversidade (FUNBIO) possui parceria de longa data com a Fundação Mudes para a realização do programa de estágio e, mais recentemente, também aderiu ao programa de aprendizagem
Hoje, vamos mostrar o potencial de duas estagiárias que iniciaram a trajetória na instituição. Atualmente, ambas fazem parte do quadro de funcionários efetivos do Funbio que apostou no programa de estágio como um verdadeiro celeiro de talentos.
Thais de Oliveira Medeiros
Estagiou na tesouraria do FunBio
Atualmente é Analista Financeira
“Lembro até hoje da ligação do RH (recursos humanos) me dando a notícia que eu tinha sido selecionada para a vaga de estágio na Tesouraria. Nossa! Fiquei tão feliz, que a minha vontade era de entrar na linha telefônica e abraçar a minha nova colega de trabalho.
Ao chegar no Funbio, com 20 anos, a mais nova da casa, confesso que as inseguranças começaram a bater na minha porta. Meu primeiro estágio. Trabalhava num setor que o erro deveria ser próximo ao zero. Lidar com o dinheiro dos outros me exigia uma série de coisas… ser responsável, comprometida e precisava ser segura. Tive a oportunidade de ter bons instrutores, de aprender, colocar em prática, mostrar as minhas ideias, fazer amigos e também fiz com que as pessoas pudessem confiar em mim. Fui efetivada!
Do estágio até aqui são 7 anos. Anos que foram de muitos desafios, aprendizados, muito trabalho. Escrevo uma página nesta instituição que eu amo muito. O Funbio é extensão da minha casa. Era uma sementinha e hoje sou uma plantinha (risos). Aqui tive oportunidade de crescer, de ser valorizada. Aqui a gente veste a camisa. Aqui sou feliz! Agradeço aos meus colegas e à instituição pela experiência enriquecedora.”
Ana Maria Rodrigues Martins
Estagiou no centro de documentação do FunBio
Atualmente é assistente de arquivo
“Gosto de definir a minha trajetória dentro do programa de estágio com uma palavra: Aprendizagem. Eu tenho muito agradecer ao programa pelo profissional que estou me tornando. Foram 1 ano e 9 meses de muito aprendizado com a equipe e com a instituição. Nesse tempo eu passei por muitos momentos, e em todos eles fui abraçada e acolhida.
Terminei a faculdade, casei, formei a minha família e agora estou me preparando para o meu próximo desafio: o mestrado. O programa de estágio abriu muito mais que uma simples porta de trabalho. Ele me preparou para o que eu posso vir a encontrar no meu caminho. Me ajudou a ter o tempo para errar e o tempo para acertar e com isso eu aprendi a unir os ensinamentos da faculdade com a pratica do dia a dia da profissão.”
Descoberta de novos talentos
O programa de estágio é, muitas vezes, a porta de entrada de novos talentos para o mercado de trabalho. Um dos principais benefícios de contar com o estagiário é ter acesso a um profissional que está dando os primeiros passos na carreira e, ao mesmo tempo, dispor de alguém motivado a desempenhar as atividades que forem apresentadas.
Dar espaço e contribuir para a carreira de jovens profissionais faz toda a diferença e, quando bem feita, resulta em profissionais engajados e dedicados. Portanto, abra as portas para quem está em busca de seu lugar no mercado. Todos podem ganhar!
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.