Atualmente, as empresas precisam ficar atentas às novas tendências que surgem no mercado e às questões voltadas à sustentabilidade e ao meio social. É a partir deste contexto que surge o profissional ESG.
ESG é a sigla para um novo tipo de profissão que está em ascensão, significa “Environmental Social and Corporate Governance”, em português “Governança Ambiental, Social e Corporativa”. Essa nova carreira está ligada diretamente à sociedade e ao meio ambiente.
O profissional que deseja atuar nesta área deve ter familiaridade com assuntos, como poluição e degradação do meio ambiente, desigualdade, vulnerabilidade social, entre outros.
É necessário que as empresas tenham consciência dos impactos que causam na natureza, a fim de que possam tomar medidas cabíveis para reduzi-los. O profissional ESG está inserido neste contexto para fornecer meios, caminhos e análises, a fim de ter o conhecimento de ações que possam reduzir os impactos negativos que ocorrem na natureza.
Para ingressar nesta carreira, é fundamental ter graduação em cursos relacionados com meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, ter habilidades comportamentais, como criatividade, liderança, comunicação, capacidade de análise crítica são essenciais.
O ESG é uma carreira voltada para aqueles que querem diminuir os impactos causados pela indústria, realizar projetos sociais de sustentabilidade, levar conhecimento e conscientização a colaboradores sobre a preservação do meio ambiente, bem como muitas outras responsabilidades.