O conceito metaverso tem ganhado cada vez mais visibilidade desde que grandes empresas de tecnologia divulgaram que realizarão investimentos na área.
O que é metaverso?
Metaverso é o termo usado para indicar um mundo virtual que copia a realidade física no meio digital. É um espaço coletivo cibernético nasceu a partir da soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “internet”.
Consumidores, tecnólogos, empreendedores e a indústria do entretenimento já começaram a investir nessa nova realidade, como a criação de avatares (bonecos) e otimização de infraestrutura eletrônica.
Organizações podem começar a repensar sua infraestrutura, apostando em novas tecnologias como automação, Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning.
O metaverso promete ser a próxima fronteira da internet, criando um ambiente unificado para que as pessoas trabalhem e estudem de forma semelhante ao presencial, mas sem terem que se deslocares fisicamente a outros estabelecimentos. Processo esse que foi acelerado devido à pandemia da covid19, a qual obrigou a quarentena forçada para evitar a proliferação da doença.
Na vida profissional, a utilização dessa tecnologia também pode ser explorada para treinamentos de colaboradores que antes eram realizados em salas dedicadas, com a nova realidade do home office trazida pela pandemia, a migração para o ambiente virtual já é realidade.
A ideia é que as experiências e vantagens do metaverso ganhem força. Segundo Bill Gates, fundador da Microsoft, esse movimento pode ocorrer mais rápido do que se imagina “Nos próximos dois ou três anos, prevejo que a maioria das reuniões virtuais se moverá das imagens de câmeras 2D para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais.” – declarou em dezembro de 2021.