Contratação de jovem: geração Y e Z no mundo do trabalho

Canal Mudes

Conheça as expectativas e como se comportam as gerações y e z

 

Cada vez mais as empresas buscam formas de captar e reter talentos. Quando se fala na contratação de jovens um dos maiores desafios do mundo do trabalho atual é entender as motivações e o perfil profissional das novas gerações.

Conhecer as características que influenciam as decisões e refletem na personalidade das gerações Y e Z traz um olhar atento e entendimento da forma como cada grupo tende a pensar e agir. Saber quais valores são importantes para cada geração é fundamental para a gestão de pessoas e o departamento de Recursos Humanos.

Profissionais de cada uma das gerações apresentam personalidades e desejos diferentes. Portanto, é necessário que as empresas conheçam as características desses grupos para acertar em suas contratações.

 

Contratação de jovem: Geração Y e Z

Características da Geração Y

Comparado com a geração anterior (a geração X), a geração Y (nascidos a partir da década de 80 e meados da década de 90) recebeu uma educação mais flexível, o que determinou que se tornassem mais confiantes e familiarizados com a liberdade de expressão. Esta geração também teve maior facilidade de acesso à informação por causa da tecnologia avançada e da internet.

Como desde jovens foram habituados à tecnologia, esta geração se relaciona muito bem com as informações disponíveis e manuseiam com maestria os recursos de informática. Isso faz com que consigam os conhecimentos que precisam com facilidade.

Geração Y e o mundo do trabalho

Para essa geração a mudança é uma necessidade constante em suas vidas e elas são vistas como grandes oportunidades. Sua personalidade ambiciosa e focada em crescimento profissional os tornou muito mais exigentes em relação ao mercado de trabalho, fator determinante que leva os jovens desta geração a não permanecer muito tempo em empregos que não supram as suas necessidades.

Para driblar esses sentimentos, existem alguns pontos que podem ser desenvolvidos para reter e motivar essa geração. Um dos fatores que as empresas devem se atentar é o ambiente de trabalho.

  • A geração da internet procura empresas com um ambiente agradável ou até descontraído e muitas vezes também buscam um “mentor” no trabalho, alguém que os oriente a se desenvolver.
  • A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
  • Estes profissionais acreditam no poder da colaboração e não tem apreço por hierarquias rígidas. Isso significa que essa geração valoriza mais o trabalho colaborativo. Sendo assim, este perfil pode contribuir significativamente nas empresas uma vez que os ambientes coorporativos funcionam cada vez mais em redes.

Adeptos a inovação e receptivos a mudanças é comum que a geração y se reinvente nos processos de trabalho. Por isso, rejeitam práticas “engessadas” e buscam outras perspectivas para problemas ou questões tradicionais.

 

Geração Z

Nascidos a partir de 2001, a geração Z tem conectividade espontânea com o mundo virtual. Nasceram com a tecnologia em alta e não conhecem o mundo sem ela. Por isso, fazem uso do recurso não apenas para trabalhar, mas para viver.

Muitos desses jovens já estão iniciando sua carreira profissional nas empresas por meio de estágios e programas de aprendizagem. Como a geração Z se tornará cada vez mais presente, as empresas precisam estar preparadas e torná-los parte de sua estratégia de negócios.

Portanto, é um desafio da gestão da empresa pensar em como as relações de trabalho vão se dar com a entrada dessa geração no mercado de trabalho.

A geração Z é formada por pessoas ainda bastante jovens, que nasceram e cresceram em um período marcado pelo rápido desenvolvimento tecnológico. Como é de se imaginar, essa nova configuração social inevitavelmente gera mudanças nas formas de pensar e agir de quem é fruto dessa geração.

 

Geração Z e o Mundo do Trabalho

A geração Z se relaciona com o trabalho de uma maneira bem diferente do modo como, em geral, as gerações anteriores têm lidado. Essa forma distinta de se relacionar com o mundo profissional resulta principalmente do perfil dinâmico, interativo, flexível e multidirecionado que os jovens pertencentes à geração Z tendem a desenvolver.

Assim, pela dinamicidade, interatividade e flexibilidade aplicadas às ações que desempenham no cotidiano, essa geração costuma ter maior propensão para desenvolver atividades com criatividade e empreendedorismo, sempre de modo inovador e ágil. E é esse mesmo caráter dinâmico, interativo e flexível da geração que a torna mais propícia ao tédio e à intolerância com relação a rotinas profissionais fixas e à rotatividade de empregos.

Imersos desde cedo em um mundo tecnológico em que a comunicação à distância se dá em tempo real, a geração Z tende a trabalhar em um ritmo bem mais acelerado, assim costumam também ser rápidos no exercício de suas funções profissionais.

O detalhe é que, dependendo da natureza e do ritmo das atividades desempenhadas na empresa, essa mesma rapidez também pode gerar posturas imediatistas. Por outro lado, eles tendem a aceitar melhor os desafios e trabalhar com maior desenvoltura para tentar superar os empecilhos de maneira eficiente.

 

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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