Como funciona a rescisão para PCD

Empresas

O novo cenário mundial trazido pela pandemia do coronavírus que desencadeou a aceleração da crise financeira a qual estamos enfrentando, forçou uma reestruturação nas empresas do Brasil 

 

Para se manterem, muitas organizações tiveram de cortar gastos devido à queda de faturamento, no qual se inclui o corte de custo com pessoal.  Quando a rescisão que está em pauta é sobre colaboradores pessoas com deficiência, se faz necessário atenção redobrada para a execução do processo. Hoje a Fundação Mudes aborda essa temática para esclarecer aos empreendedores quais são seus direitos e deveres! 

 

A Lei nº 14.020, que institui sobre o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, assegura o emprego de trabalhadores PCD, não sendo permitida a demissão sem justa causa, durante o período pandêmico. Veja os tipos de rescisão existentes para o modelo de contratação de pessoas com deficiência: 

 

  •  Rescisão PCD indireta: 

Acontece quando a empresa comete erros que constam na Lei nº 5.452, que trata sobre a Consolidação das Leis do Trabalho. Um exemplo simplificado: A empresa exigir serviços superiores às forças de trabalho do colaborador PCD. Nesse caso, os trabalhadores têm direito ao aviso prévio, férias com 1/3 e décimo terceiro, além da multa de 40% sobre o FGTS (que é a multa por dispensa sem justa causa), é assegurado também o direito ao seguro-desemprego. 

 

  • Rescisão PCD por culpa recíproca: 

Acontece quando ambas as partes cometem infrações. Em situações como essa, a justa causa se aplica para as duas partes, e somente a justiça pode declarar a rescisão. Nesse caso, algumas medidas são devidas apenas pela metade, sendo elas: multa do FGTS, aviso prévio indenizado, 13° salário proporcional e férias proporcionais acrescidas de 1/3. 

 

Tenha acesso a outros conteúdos como esse clicando aqui! 

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.