Comunicação interna é todo o relacionamento direcionado ao público interno de uma empresa, ou seja, os seus colaboradores. O objetivo é garantir o bom entrosamento entre a organização e os funcionários.
Independentemente do segmento ou porte da instituição, algumas ações internas podem agregar benefícios, como manter a equipe engajada e motivada.
Veja algumas vantagens que a comunicação interna pode trazer para a empresa:
Melhoria do clima organizacional
Para ter um bom desempenho, a empresa precisa contar com uma equipe de trabalho alinhada com os valores, a missão e a estratégia do negócio. Por meio da comunicação interna, os profissionais são estimulados a desenvolver relacionamentos interpessoais, e as distâncias entre os departamentos são reduzidas.
Aumento da produtividade
Quando todos os colaboradores estão integrados com os procedimentos e com os outros setores da empresa, os processos se tornam mais ágeis e eficientes. Cada funcionário passa a entender melhor a sua importância e o seu papel dentro da instituição.
Integração com novos funcionários
O novo contratado inicia a sua jornada na organização conhecendo toda a história da empresa, sabendo as funções que deverá cumprir, proporcionando mais segurança ao desempenho das suas atividades. A receptividade positiva dos atuais funcionários também torna a adaptação mais fácil.
Como a comunicação interna busca um clima amigável e interativo, é essencial que os novos funcionários não fiquem isolados e contem com a colaboração dos colegas de trabalho mais antigos.
Agora, veja quais são as ferramentas e os mecanismos que podem ser utilizados para impulsionar essas melhorias:
Intranet
Portal interno para a divulgação de notícias, comunicados, conteúdo institucional etc.
TV corporativa
Canal para disseminar informações de forma atrativa e dinâmica com o uso de vídeos.
Eventos internos
Ajudam a promover a integração dos colaboradores e tornam o clima mais leve. Alguns exemplos de eventos são: Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, aniversariantes do mês etc.