Direitos humanos são a solução para muitos problemas do mundo

Notícias

Genebra abriga a 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos com mais de 150 oradores, incluindo chefes de Estado, de governo, ministros e altos funcionários da ONU.  

   

A reunião, que marca o 75º aniversário da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, acontece em formato híbrido até 4 de abril. O secretário-geral da ONU, António Guterres, discursou na abertura do evento e destacou as violações desencadeadas como a da Rússia à Ucrânia.  

  

Solução  

O secretário-geral afirmou que os direitos humanos não são um luxo do qual se abdica até que se encontre uma solução para os outros problemas do mundo, mas sim “a solução para muitos dos outros problemas do mundo.”  

   

O líder das Nações Unidas considera tais princípios inatos ao ser humano, e citou deveres similares que existem em preceitos como dos vedas hindus, dos ensinamentos de Confúcio na China, da Bíblia e do Corão.  

  

Guterres acredita que o desrespeito e o desdém pelos direitos humanos observados em todo o mundo como são um alerta. No caso da Ucrânia, ele declarou que a invasão russa desencadeou as violações mais massivas dos direitos humanos que são testemunhadas no mundo atual. Como exemplos indicou registros de “morte, destruição e deslocamento generalizados”.  

  

Consequências globais 

Ao assumir a tribuna, o alto comissário de Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, alertou que 75 anos depois que o mundo concordou com a universalidade dos princípios, “a opressão do passado pode retornar em vários disfarces.”  

   

O presidente da Assembleia Geral também citou a guerra entre crises interconectadas como Covid-19, a marginalização da mulher, a emergência climática e a erosão de confiança no sistema multilateral.  

  

Fonte: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.