Dinâmicas de grupo: o que são e quais as mais usadas
Você é chamado para entrevista. Acha que vai ter de responder algumas perguntas e só. Quando chega lá… Surpresa! Precisa encarar uma dinâmica de grupo.
A dinâmica costuma causar muita apreensão nos candidatos, pois eles sabem que o seu comportamento será avaliado, e essa avaliação será feita na presença de outras pessoas que estarão concorrendo à mesma vaga.
Para não ser mais surpreendido e chegar com confiança ao processo seletivo, confira a seguir o que são e como funcionam as dinâmicas de grupo.
Qual o objetivo da dinâmica de grupo?
A dinâmica de grupo em um processo seletivo é um exercício que busca descobrir habilidades específicas dos participantes, geralmente comportamentais e outras subjetivas de difícil mensuração.
Essas habilidades geralmente estão relacionadas à maneira como uma pessoa lida com o outro, ou seja, como funciona a interação dela em grupos e, ao mesmo tempo, como ela lida com suas próprias emoções. Uma empresa é um ambiente em que você irá conviver com pessoas diversas. Por isso, essa etapa é importante para que o seu comportamento seja avaliado ao interagir com outras pessoas com outros perfis e opiniões.
As habilidades socioemocionais são muito valorizadas pelas organizações e, junto com as competências técnicas, podem ajudar as empresas a atingirem melhores resultados.
Características avaliadas em uma dinâmica de grupo
Veja algumas capacidades comportamentais e competências que são percebidas em uma dinâmica:
- Liderança
- Iniciativa
- Empatia
- Trabalho em equipe
- Relacionamento interpessoal
- Criatividade
- Resiliência
- Ética
- Pensamento crítico
- Otimismo
- Espontaneidade
Quais as dinâmicas de grupo mais comuns?
- Dinâmica quebra-gelo:
Essa dinâmica é usada para que os candidatos possam se apresentar e falar um pouco de suas experiências. Ela é usada para deixar o clima descontraído, mais integrado, tornando o momento mais leve e deixando o candidato mais à vontade.
Nesta etapa, é importante que o candidato mantenha a postura e o foco, pois não é incomum a avaliação da comunicação oral e da postura dos candidatos.
- Dinâmica com o uso de cases:
As dinâmicas mais comuns são com o uso de cases, que são exemplos de casos, situações ou problemas para os quais os candidatos precisam apresentar soluções.
É muito utilizada pela possibilidade de apresentar aos candidatos casos semifictícios que tenham alguma proximidade com as atividades da vaga ou com as situações comuns naquele determinado ambiente de trabalho.
- Dinâmica de grupo online:
Com a pandemia do Covid-19, os processos seletivos tornaram-se mais digitais e a etapa da dinâmica de grupo também tem sido adaptada a esse “novo normal”.
O conceito e o propósito dessa dinâmica é o mesmo das dinâmicas avaliativas dos processos seletivos presenciais, porém será realizada através de ferramentas digitais.
Na reunião online, o recrutador informa o case aos participantes e depois forma grupos, que são separados em “salas” para que cada grupo possa analisar e dar soluções ao case apresentado. Depois de um determinado tempo, o recrutador coloca novamente todos os participantes na “sala inicial” e cada grupo deverá expor a sua solução e cada integrante do grupo deverá informar a sua contribuição e concordância ou discordância com os itens da solução apresentada.