O estágio é uma das partes fundamentais para estudantes do ensino superior que querem começar em uma profissão. Contudo, o desafio de estudar e estagiar pode ser bem difícil, caso a pessoa não tem o hábito de se manter organizado.
Com isso, saber otimizar o tempo durante o estágio é essencial para não deixar nenhuma tarefa pendente, seja no trabalho ou na faculdade. Poder contar com um bom planejamento da semana e mês irá auxiliar na correria do dia a dia.
Hoje, daremos algumas dicas de organização que podem auxiliar durante o estágio.
– Planejamento
Ter um planejamento semanal ou mensal das atividades que serão feitas, traz organização para o seu dia. Essa dica pode ajudar ainda a conciliar estudos e trabalho, contando dias de prova, entrega de trabalho e outras tarefas.
– Horários
Estar atento aos horários é essencial para não se atrasar ou perder o estágio. Com isso, programar o despertador e calcular o tempo de deslocamento faz parte do planejamento. Assim como, saber otimizar o tempo entre uma tarefa e outra no estágio.
– Agenda ou post-it
Ter uma agenda ou um bloquinho de post-its é fundamental para anotações, pois auxiliar a lembrar das tarefas que precisam ser feitas, mantendo a rotina mais organizada e evitando o acúmulo de atividades.
– Aplicativos de organização
A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e o uso do celular também.
Com isso, o uso de aplicativos de planejamento como o Google Agenda, Evernote ou Trello pode auxiliar nas tarefas, horários e agenda semanal. Essa pode ser uma ótima ideia para manter a rotina organizada.
– Tempo para relaxar
Ter um tempo para descansar e se distrair da correria diária é imprescindível. Buscar atividades que envolvam o lazer pode trazer benefícios e qualidade de vida, assim como, manter uma alimentação saudável.
Além disso, a correria muitas vezes sem a pausa necessária e a sobrecarga pode afetar o corpo a mente, podendo ter o desenvolvimento de doenças mentais doenças como depressão e ansiedade. Nesses casos é sempre importante saber a hora pedir ajuda.
Leia também: Dicas de etiqueta profissional para estagiários