Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Canal Mudes

No dia 13 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Instituído pelo Decreto 51.045/1961, tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao preconceito e a discriminação a pessoas cegas ou com baixa visão.  

 

A data também visa a busca dos direitos para pessoas deficientes visuais, e inclusão em todos os espaços por meio de adaptações necessárias, a fim de terem oportunidades e melhores condições de vida.  

 

Cegueira: É caracterizado pela pessoa que tem a perda total da visão, podendo ocorrer desde o nascimento ou ser desenvolvido ao longo da vida por meio de alguma doença. 

 

Baixa visão: São pessoas que não tem a perda total da visão e enxergam parcialmente.  

 

O Instituto Benjamin Constante (IBC), é referência no atendimento a pessoa com deficiência visual da América Latina. Localizado no Rio de Janeiro, atende mais de 900 pessoas desde o ensino básico, complementar e especialização. 

 

Leia também: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência  

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.