Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física – PCDF

Estudantes

dia nacional da pessoal com deficiência PCDF
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Hoje, dia 11 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física – PCDF. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil são 12,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 6,7% da população 

 

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência Física, , os direitos da pessoa com deficiência física estão assegurados em condição de igualdade aos demais cidadãos, como diz no seu artigo 1º: 

 

                  É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. 

 

Segundo o artigo 2º da mesma Lei, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. E nos incisos do parágrafo 1º, classifica as características da deficiência física: 

 

  • os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; 
  • os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; 
  • a limitação no desempenho de atividades; e 
  • a restrição de participação. 

 

 

Nessa data tão expressiva, a Fundação Mudes reforça a importância de políticas públicas eficientes, a conscientização da sociedade quanto ao espaço adequado para essas pessoas em local comum, a inclusão no mercado de trabalho, os direitos e a valorização dessas pessoas em todas as esferas da sociedade. 

 

Para ter acesso a mais conteúdos, clique aqui! 

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.