Hoje, dia 20 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Paralisia Cerebral
A data foi criada em Portugal no ano de 2013, mas só em 2014 foi reconhecida e nomeada nacionalmente. O objetivo da celebração é colocar em debate o tema da Paralisia Cerebral, também conhecida como PC. A ideia é combater o preconceito e mostrar a realidade, os problemas e os desafios de quem sofre diariamente por conta de uma lesão no cérebro, que na maioria das vezes ocorre de forma precoce (normalmente até os 2 anos de idade).
Além da homenagem no âmbito nacional, a paralisia cerebral tem espaço mundial no dia 06 de outubro em mais de 75 países. O chamado Dia Mundial da Paralisia Cerebral é o movimento feito por pessoas com paralisia cerebral e seus familiares junto a organizações que as apoiam. O objetivo é garantir que crianças e adultos com paralisia cerebral tenham os mesmos direitos, acesso e oportunidades que qualquer outra pessoa na sociedade, e defende o lema de que “somente juntos podemos fazer isso acontecer”.
A paralisia cerebral é uma doença mais comum na infância, e é caracterizada por alterações neurológicas que afetam o movimento e a postura do corpo, podendo ser de intensidade leve, moderada ou grave. Apesar de ser complexa e irreversível, pessoas com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.
Há 17 milhões de pessoas em todo o mundo diagnosticadas com paralisia cerebral. Cerca de 350 milhões de pessoas convivem com crianças ou adultos com PC. No Brasil, a cada 1.000 crianças que nascem, 7 são portadoras de paralisia cerebral.
Você tinha conhecimento sobre a representatividade do Dia Nacional da Paralisia cerebral? Tenha acesso a mais conteúdos como esse clicando aqui!