O Dia Nacional da Filantropia, comemorado em 20 de outubro, surgiu para evidenciar o desempenho das organizações filantrópicas que atuam no Brasil.
No entanto, o que vem à sua cabeça quando você ouve a palavra filantropia? Você saberia explicar o que esta expressão efetivamente significa?
O que é filantropia?
No dicionário, o termo filantropia significa amor à humanidade. Inspirado neste princípio, as instituições privadas, sem fins lucrativos, direcionaram suas ações em favor de políticas públicas.
Na prática, a filantropia é associada a organizações ou pessoas que dedicam tempo e recursos em ações e projetos solidários de grande relevância social.
O que é uma instituição filantrópica?
São consideradas como entidades filantrópicas as instituições privadas, sem fins lucrativos, que atuam em uma ou mais das seguintes áreas: saúde, educação e assistência social, a fim de estimular a iniciativa privada a colaborar com o Estado, em áreas essenciais para comunidades vulneráveis.
Na área da Assistência Social, as instituições filantrópicas oferecem mais de 3,6 milhões de vagas de serviços essenciais de proteção básica e especial, de média e alta complexidade, assessoramento, defesa e garantia de direitos.
A partir dos dados levantandos pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópica, disponibilizados pela Receita Federal e Ministério de Cidadania foi possível aferir o retorno médio das instituições de assistência social de R$12,02 para cada R$1,00 de contrapartida à imunidade do pagamento da cota patronal.
Fundação Mudes e filantropia
A Fundação Mudes foi criada em 1966 com objetivos fundamentais de integrar a juventude brasileira ao processo de desenvolvimento econômico e social do país. Desde então desenvolveu programas de atenção integrais voltados para o aperfeiçoamento instrumental dos jovens com intuito de estruturar caminhos para uma sociedade mais justa.
Diante da importância dos benefícios prestados pelas instituições sem fins lucrativos é imperativo que a sociedade conheça os resultados dos serviços filantrópicos. Na Fundação Mudes, nos últimos 15 anos de atuação, mais de 126 mil jovens foram beneficiados com o Programa Estágio e Programa Juventude Aprendiz. No total, as remunerações pagas representaram 697 milhões de reais para geração de renda desses jovens.
Em seus 54 anos de atuação, a Fundação Mudes beneficiou mais de 280 mil estudantes, oportunizou o pagamento de mais de 1,3 milhão de bolsas-auxílio, realizou mais de mil cursos, entre outros serviços voltados a população de baixa-renda.
Programa Juventude Aprendiz
Há 10 anos, o Programa Juventude Aprendiz da Fundação MUDES abre caminhos para que adolescentes e jovens obtenham seu primeiro emprego. Nesse período, cerca de 5 mil jovens passaram pelo programa de aprendizagem da Mudes.
Por meio de conteúdos essenciais, as capacitações do programa Juventude Aprendiz proporcionam atividades teóricas e práticas que facilitam a inserção no mercado de trabalho, além de despertar a prática da cidadania, responsabilidade social e ética nas relações pessoais e profissionais.
O aprendiz é remunerado e pode ajudar financeiramente na renda familiar, a MUDES procura formar jovens conscientes e capacitados para o mundo do trabalho.
Projeto Armazém Social do Saber – PASS
Em 2006, foi criado o Projeto Armazém Social do Saber – PASS com o objetivo de criar apoio pedagógico a crianças e adolescentes em risco social, contribuindo para a melhoria da aprendizagem.
O programa está desenvolvendo nesse momento, oficinas de vivências e cidadania e mundo do trabalho através de grupos de WhatsApp. O projeto está com 5 grupos e atendendo entorno de 130 adolescentes e jovens de 14 a 21 anos.
As atividades buscam preparar o público para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com as diversas situações do trabalho. Toda semana é enviado o material da capacitação com atividade de fixação do tema exposto. Ao fim das capacitações, quem possuiu participação assídua recebe um certificado de participação e os destaques são encaminhados para as entrevistas com o programa Juventude Aprendiz.
Para participar das atividades basta enviar um e-mail para tcardoso@mudes.org.br.