Quem somos

Dia Nacional da Consciência Negra

Canal Mudes

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro. A data foi instituída pela Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011 como referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares (20 de novembro de 1695), líder do Quilombo dos Palmares – localizado entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, região Nordeste do país.

 

Zumbi foi assassinado por lutar pela liberdade de culto e religião, e por liderar um dos principais movimentos de libertação de descendentes africanos escravizados à época. É considerado o maior símbolo da luta pela liberdade da população negra na história do país. Seu exemplo de resistência é seguido por todos os que almejam a construção de uma sociedade mais igualitária e rica em diversidade racial.

  

O objetivo é promover a conscientização com relação aos desafios e debates sobre os negros no Brasil. Além de celebrar a importância da cultural negra.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.