Logo antigo Fundação Mudes

Sou Estudante

Quem somos

Dia Mundial do Braille

Canal Mudes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A data tem o objetivo de refletir sobre a importância de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento das pessoas cegas ou com baixa visão 

 

De acordo com o Relatório Mundial sobre Visão 2019, da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,2 bilhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, sendo 1 bilhão com uma condição que poderia ser prevenida ou tratada. 

 

O braile 

 

Esse sistema é um código de escrita em relevo voltado às pessoas com deficiência visual. Além das letras e números, ele oferece símbolos, pontuações e outros sinais que facilitam o entendimento de uma mensagem por aqueles que não conseguem enxergar. 

 

Por meio do toque, as pessoas que têm conhecimento dos caracteres do Braille podem realizar suas leituras de todos os tipos de informações. O Braille possui uma estrutura em relevo, formada por seis pontos verticais divididos em duas colunas de três pontos em cada. O sistema possibilita combinações que formam letras, números e símbolos. 

 

No Brasil existem algumas políticas nacionais de inclusão e educação de pessoas com deficiência visual: a partir de 2015, por exemplo, as provas do Enem passaram a ser aplicadas também em Braille.  

 

Saiba mais sobre a Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.