Candidato, Empresa
ou Instituição de Ensino:
logo sem fundo

Dia Internacional das Famílias avalia impacto das tendências demográficas

Notícias

Neste 15 de maio, a ONU marca o Dia Internacional das Famílias. Este ano, o lema Tendências Demográficas e Famílias promove a reflexão para melhorar a qualidade das moradias. 

 

Em 2050, são esperados 9,8 bilhões de pessoas no planeta e o total poderá chegar a 11,2 bilhões em 2100. Pelos dados da ONU, cerca de 2% da população global está desabrigada e outros 20% vivendo em moradias inadequadas. 

 

Urbanização sustentável e alterações do clima 

Este ano, a data é observada com apelos por maior consciência sobre o impacto das tendências demográficas nas famílias. A meta é promover um futuro com urbanização sustentável e gestão das mudanças climáticas em meio a transformações da população e seus impactos na vida e no bem-estar familiar em todo o mundo. 

 

Para a ONU, a realidade de baixas taxas de fertilidade pode prejudicar a força de trabalho e as estruturas sociais. Os efeitos das respostas drásticas a essas questões são difíceis de prever em áreas desde segurança social até igualdade de gênero. 

 

Neste dia, é lançado, nas Nações Unidas, o documento “O Impacto das Tendências Demográficas nas Famílias”. O Relatório Social Mundial 2023, “Não deixar ninguém para trás em um mundo que envelhece”, deverá marcar as celebrações. 

 

Diferentes gerações e análise de políticas 

Entre as cerimônias está uma apresentação sobre equidade e solidariedade entre diferentes gerações e uma análise de políticas para dar resposta às tendências demográficas. 

 

Entre os dados que merecem atenção está a previsão de que 12% da população mundial terá 65 anos ou mais no fim da década atual. Até 2050, a longevidade média global deve chegar a cerca de 77,2 anos de idade. 

 

O mundo enfrenta, ainda, o desafio para lidar com mais de 23% da população, ou acima de 1 bilhão de pessoas, vivendo em favelas urbanas. 

 

As estimativas mostram que o aumento de 1% da população urbana fará subir o número de assentamentos informais em 5,3% na Ásia e 2,3% na África. 

 

FONTE: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.