Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Canal Mudes

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado todo dia 03 de dezembro 

 

A criação desta data tem como objetivo conscientizar os órgãos competentes e a população sobre a importância de assegurar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Tal ação deve ser realizada com a inserção em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. 

 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência. O Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei nº 7.853, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, define a deficiência humana como: 

 

“Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano” 

 

As deficiências são classificadas em: 

  • Deficiência física; 
  • Deficiência visual; 
  • Deficiência auditiva; 
  • Deficiência intelectual; e 
  • Deficiência múltipla. 

 

Na maioria das vezes esses problemas são tratados pela população como um motivo para discriminação, dificultando que as pessoas com deficiência tenham seus direitos e deveres respeitados. 

 

A Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Social – Mudes – trabalha arduamente há 55 anos para promover o desenvolvimento socioeconômico da sociedade brasileira a partir da integração de jovens, sobretudo baixa renda, ao mundo do trabalho através dos programas Jovem Aprendiz, Estágio e Trainee. Trazemos uma marca superior a um milhão de alunos atendidos e mais de cinco mil instituições conveniadas. Nosso objetivo é expandir cada vez mais para que possamos atingir o maior número possível de adolescentes, e assim, contribuir com a diminuição da desigualdade que insiste em pairar sobre nosso país. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.