Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado todo dia 03 de dezembro
A criação desta data tem como objetivo conscientizar os órgãos competentes e a população sobre a importância de assegurar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Tal ação deve ser realizada com a inserção em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência. O Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei nº 7.853, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, define a deficiência humana como:
“Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”
As deficiências são classificadas em:
- Deficiência física;
- Deficiência visual;
- Deficiência auditiva;
- Deficiência intelectual; e
- Deficiência múltipla.
Na maioria das vezes esses problemas são tratados pela população como um motivo para discriminação, dificultando que as pessoas com deficiência tenham seus direitos e deveres respeitados.
A Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Social – Mudes – trabalha arduamente há 55 anos para promover o desenvolvimento socioeconômico da sociedade brasileira a partir da integração de jovens, sobretudo baixa renda, ao mundo do trabalho através dos programas Jovem Aprendiz, Estágio e Trainee. Trazemos uma marca superior a um milhão de alunos atendidos e mais de cinco mil instituições conveniadas. Nosso objetivo é expandir cada vez mais para que possamos atingir o maior número possível de adolescentes, e assim, contribuir com a diminuição da desigualdade que insiste em pairar sobre nosso país.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.