O Dia do Orgulho LGBTQIA+ (28/06) tem como objetivos celebrar a diversidade sexual e de gênero, e promover a igualdade de direitos para a comunidade LGBTQIA+.
A data tem suas raízes na “Revolta de Stonewall”, ocorrida em 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, após uma série de confrontos entre frequentadores do bar Stonewall Inn e a polícia. Este marco foi o ponto de partida para movimentos semelhantes em outras partes do mundo, quando a comunidade resistiu à opressão e reivindicou seus direitos.
No Dia do Orgulho LGBTQIA+, diversas atividades são realizadas em todo o mundo, como marchas, paradas, eventos culturais e debates. Essas celebrações têm o intuito de promover a visibilidade e conscientização sobre as questões enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+, além de chamar a atenção para o combate à discriminação e outras formas de preconceito, e fortalecer o movimento pela igualdade e pelos direitos humanos.
Nos últimos anos, muitos direitos foram alcançados, como leis que garantem a união estável e o casamento igualitário, adoção por casais do mesmo sexo, nome social, políticas públicas de inclusão, dentre outros. No entanto, a comunidade LGBTQIA+ ainda enfrenta desafios persistentes, sobretudo, violência e discriminação.