Quem somos

Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Canal Mudes

Em 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas decretava a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) 

 

A DUDH começou a ser pensada após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Os líderes mundiais se reuniram com o objetivo de que a humanidade nunca mais tivesse de presenciar atrocidades como as que haviam sido registradas durante as duas grandes Guerras Mundiais. 

 

No mesmo ano foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU). Durante uma assembleia da ONU foi proclamado a Declaração Universal dos Direitos Humanos e em 1950, a ONU oficializou a data como celebração dos direitos humanos. 

 

Com um preâmbulo e 30 artigos que tratam de questões como a liberdade, a igualdade, a dignidade, a alimentação, a moradia, o ensino, a DUDH é hoje o documento mais traduzido no mundo, e já alcança 500 idiomas e dialetos. Abaixo, vamos listar algum dos artigos iniciais da DUDH: 

 

Artigo I  

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.  

 

Artigo II  

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.  

 

Artigo III   

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. 

 

Um viva ao dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos!

 

Clique aqui e conheça mais sobre a Fundação Mudes. 

 

   

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.