Conheça a síndrome de Burnout

Estudantes

Se você nunca ouviu falar sobre a síndrome de Burnout ou já viu em algum lugar, mas não sabe o que significa, esse texto é para você ficar por dentro do assunto.

Essa síndrome afeta muitos profissionais no mercado de trabalho e não tem idade para que aconteça, por isso é importante que você leia esse texto para se informar de forma breve e bem explicada.

O que é?

Também conhecida como “síndrome do esgotamento profissional”, a síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, tensão e estresse no ambiente profissional. Ou seja, ela pode ser definida também como o excesso de trabalho.

Como identificar?

A identificação de qualquer síndrome deve ser realizada por um profissional da área da saúde mental, porém é preciso ficar atento aos sinais e sintomas para enxergar a possibilidade de estar vivenciando esta fase, e assim buscar auxílio para sanar esta dificuldade. Mas devemos ter em mente é que uma síndrome que afeta todas as áreas da vida de um indivíduo, ou seja, a síndrome de Burnout pode ser derivada do trabalho, porém não afetará apenas essa área e sim todo o contexto de vida do indivíduo (relações familiares, relações com amigos, estudo, hobbies etc.).

Não são todos que estão cansados e ou estressados que estão sendo acometidos pela síndrome. É importante relembrar que ela afeta todo o contexto de vida de forma expressiva, mas devemos dar atenção ao cansaço e ao estresse para que não piore. Ou seja, devemos sanar o cansaço e estresse de igual forma, para que a vivência no trabalho seja a melhor possível. Assim o indivíduo consegue aliviar as tensões do trabalho em psicoterapia, praticando hobbies, conversando com amigos etc.

 

Sintomas

A síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional está relacionada aos seguintes sinais e sintomas de acordo com o livro Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (Z73.0):

  • Fadiga.
  • Diminuição do desempenho profissional;
  • Dificuldade de realizar tarefas cotidianas;
  • Dificuldade de concentração;
  • Pensamentos geralmente ineficientes;
  • Sensação de fraqueza corporal ou física.
  • Sentimento de esgotamento, após esforço mínimo;
  • Dores musculares.
  • Incapacidade para relaxar;
  • Vertigens;
  • Cefaleia tensional;
  • Impressão de instabilidade global;
  • Inquietude com relação a uma degradação da saúde mental e física;
  • Irritabilidade;
  • Anedonia;
  • Depressão;
  • Ansiedade menor e variável.
  • Sono perturbado;

 

Tratamento e Prevenção

O tratamento é desenvolvido por um psicólogo ou psiquiatra, ou em equipe. O processo de tratamento consiste em sessões de psicoterapia e utilização de medicamentos se necessário.

Pode-se prevenir a síndrome realizando acompanhamento psicológico, melhorando a comunicação interna da empresa, estar atento aos processos laborais e observar melhores maneiras de praticá-los. Além de, evitar situações desgastantes no trabalho e caso surja, solucionar o problema de forma completa.

Praticar atividades que diminuam o estresse, expor o conhecimento sobre o assunto na empresa e estudar sobre a síndrome para conhecê-la, afinal aquilo que conhecemos se torna mais fácil de evitar.

Direitos Trabalhistas

Em 2007 a síndrome de Burnout se tornou reconhecida como uma doença ocupacional, mas especificamente no artigo 20 da lei Nº 8.213. Sendo diagnosticado por um profissional de forma correta, ela se caracteriza como um acidente de trabalho. Então o profissional tem seus direitos, como: a liberação de benefício previdenciário e afastamento do indivíduo de suas funções para tratamento e após o fim do afastamento o indivíduo possui direito a estabilidade provisória durante 12 meses.

Caso a empresa negligencie o problema, pode ocorrer o agravamento do problema em questão e pode ser autuada por isso, assim como ocorreria em qualquer outro tipo de acidente de trabalho negligenciado.

O distúrbio é mais frequente em profissionais que lidam diretamente com pessoas e atuam sob pressão, em excessivas jornadas de trabalho, ambientes de competitividade ou de grande responsabilidade. Porém a síndrome de Burnout é uma resposta a um estado prolongado de estresse e pressão psicológica, ou seja, ação crônica de tentativa de adaptação sem sucesso a essas ocorrências.

 

Esperamos ter conseguido esclarecer mais sobre a síndrome de Burnout e que você se cuide para saber separar a vida profissional e pessoal, tendo momentos de lazer e descanso!

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.