Se comunicar de maneira assertiva evita conflitos e demonstra desenvoltura e perspicácia na vida profissional e nas relações interpessoais
A interação de forma proativa, clara e segura determina uma postura de comunicação assertiva. No mundo do trabalho essa postura demonstra responsabilidade e confiabilidade a seus colegas de trabalho e gestores. Informações equivocadas e mal-entendidos constantes podem resultar em muito desgaste, gerando graves consequências, como a perda da confiança profissional.
Como ser assertivo?
Para ser reconhecido por ter um discurso assertivo é necessário adotar uma postura empática, gentil e não-agressiva. Além de saber ouvir aos colegas de trabalho, ter clareza em suas palavras e cumprir com as tarefas que se compromete respeitando os prazos previamente estabelecidos. A proposta é criar um ambiente de diálogo e troca de ideias.
Durante o processo de um perfil assertivo, é importante ter em mente uma palavra-chave: autoconhecimento! Conhecer a si próprio é mais desafiador do que se pode imaginar, é um exercício diário que ao passo da evolução, é muito gratificante!
A equipe Mudes preparou um check list exclusivo para você estudante, que busca a excelência profissional e uma comunicação segura e eficaz:
Domine o assunto
Se precisar falar sobre um tema específico, tenha bons argumentos para defender o seu ponto de vista. Se não puder responder a alguma pergunta, seja sincero e diga que buscará a resposta.
Saiba ouvir
Muitas vezes, é possível resolver uma situação conflituosa por meio da escuta ativa, já que algumas pessoas só querem ser ouvidas, enquanto outras não sabem se manifestar de maneira segura e precisam de ajuda.
Seja empático
Se uma pessoa está sendo agressiva, será que é por que ela está insegura ou ansiosa? Independentemente da função que cumprem na empresa, todos merecem ser ouvidos.
Escolha bem as palavras
Sempre que possível, seja positivo e evite palavras ou expressões negativas. Suas ideias serão mais bem recebidas se você tiver uma postura construtiva mesmo diante de uma situação difícil.
Observe a sua comunicação não-verbal
Ter uma presença confiante e ao mesmo tempo receptiva ajuda a criar uma conexão com os demais, e as pessoas se sentem mais seguras para conversar.
A comunicação assertiva amplia o potencial comunicativo, reduz conflitos e frustações. Conte com a Fundação Mudes para apoiá-lo neste processo evolutivo. Clique aqui e acompanhe nossos posts.