O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação e é aplicado anualmente intercalando entre os segmentos. Sendo cada formação avaliado a cada 3 anos.
Um bom resultado no Enade pode influência diretamente na captação de novos alunos para a instituição, já que a função do exame é servir como medidor de qualidade do ensino das universidades. As notas são classificadas de 1 a 5.
Como preparar os alunos
Construir uma boa comunicação com os alunos é o pontapé inicial para a preparação. Realize simulados
Acostume os alunos com o modelo da prova. Apesar de ser parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Enade, traz questões específicas de cada área e com o grau de exigência mais elevado.
Implemente a metodologia do exame
Utilize as avaliações periódicas do curso para ambientar os alunos ao esquema do Enade. Use questões antigas da prova para elaborar os testes.
Informe os alunos
Explique para os alunos a importância da prova, fale sobre as notas e malefícios de estudar em uma instituição mal avaliada na hora de entrar no mundo do trabalho.
Atrair a atenção dos estudantes para o exame não é uma tarefa fácil, porém, uma boa colocação pode gerar benefícios para as universidades. O Exame do Enade será aplicado no dia 27 de novembro de 2022, conforme publicação no Diário Oficial.