A carta de demissão é o documento usado para comunicar formalmente ao seu empregador sua decisão de deixar a empresa.
Embora seja necessário seguir algumas regras para produzi-la, geralmente, seu chefe já sabe que você está pedindo demissão, e a carta é um meio de dar continuidade ao processo.
Primeiro, seja profissional. Escreva a carta em uma linguagem formal e mantenha o tom gentil. Seja respeitoso com o destinatário, mesmo que esteja deixando o emprego de forma não amistosa.
Em seguida, explique claramente o motivo do pedido. Não é necessário usar muitos detalhes, mas certifique-se de dar à empresa uma razão adequada para sua saída.
Por último, deseje ao destinatário o melhor e agradeça por todas as experiências que você teve durante o tempo em que trabalhou para a empresa.
Algumas informações são indispensáveis para o documento:
- Seu nome;
- Sua assinatura;
- Nome da empresa;
- Local e data (do documento e do aviso prévio);
- Cumprimento ou não do aviso prévio;
- Solicitação de desligamento do cargo;
- Nome do cargo.