A pandemia da COVID-19 foi um baque para a maioria das empresas. A crise econômica tem causado enormes prejuízos à economia global e atingido a saúde das empresas, que se veem diante de uma queda do volume de vendas e diminuição dos serviços. A pergunta que fica é como enfrentar a crise?
Adaptação do modelo de negócios e mudanças nas estratégias de vendas e de marketing foram algumas das soluções tomadas para tentar driblar a crise. Para ajudar as empresas a superarem esse momento, apesar de a Fundação Mudes, ao longo de 53 anos de atuação na inserção de jovens no mercado de trabalho em programas de estágio, aprendizagem, trainee e PCD, vimos contribuir para as empresas enfrentarem essa crise econômica.
Manter organização financeira é fundamental para o crescimento ou para a sobrevivência de qualquer empresa. Na medida em que a população se vê forçada a circular menos e evita sair de casa, o consumo de produtos e serviços tende a ter uma queda significativa.
O problema é que o fechamento repentino das lojas físicas provoca queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento das empresas. Muitos empreendedores, agora, não sabem como vão fazer para manter o negócio funcionando, pagar fornecedores e funcionários, arcar com as dívidas, pagar aluguel de imóvel, entre tantos outros custos que mantem um negócio girando.
A verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. E você, empresa, não está sozinho nessa. Por isso, compartilhamos esse conteúdo especial para que possa encontrar soluções e oportunidades a fim de lidar com os desafios deste momento.
Desafios e recomendações para as empresas superarem a crise financeira do coronavírus
Compartilhamos 10 materiais que irão te auxiliar nos tópicos abaixo:
- Gerenciamento da folha de pagamento
- Como renegociar contratos
- Quais são os custos que podem ser economizados
- Táticas emergenciais para estimular vendas