A busca por novos talentos pode ser desafiadora se a empresa não tem um programa de estágio que atrai jovens para fazer parte do time. A abertura de vagas e novas oportunidades pode ser o primeiro passo para começar essa jornada.
Com isso, é preciso entender o público-alvo que procura por vagas de estágios. Normalmente, são estudantes de ensino superior que buscam pela primeira experiencia profissional ou aqueles que buscam uma nova área e recolocação no mercado.
O programa de estágio é vantajoso tanto para o estudante que irá aprender durante o trabalho, quanto para a empresa com questões econômicas.
Se a sua empresa buscar atrair novos talentos e abrir oportunidades para jovens que estão cheios disposição e que possam trazer novas ideias, é preciso ter um programa de estágio organizado.
Para começar esse processo é preciso definir quem ficará a frente e será o líder que guiará os candidatos e poderá dar as devidas orientações. O segundo passo definir o perfil da vaga, como:
– O curso desejado;
– O horário de trabalho;
– O período desejado;
– Benefícios atrativos;
– Requisitos necessários e outros.
A partir disso é preciso começar a pensar em como irá será organizado o processo seletivo para escolha dos possíveis estagiários. Atualmente, existem várias formas de conhecer os candidatos e suas habilidades durante um processo seletivo, que pode ser dividido em partes eliminatórias.
– Entrevista
A entrevista de candidato é o meio mais tradicional de conhecer o candidato e saber sobre as suas, qualidades, habilidades, experiencias (se tiver), através de perguntas especificas.
– Dinâmica em grupo
A dinâmica em grupo auxilia os recrutadores a ter uma visão de como os candidatos se comportam ao ter que trabalhar em grupo, se tem o perfil de líder e outras habilidades comportamentais.
– Gamificação
A gamificação é um processo novo que com o auxílio da tecnologia permite traçar um perfil de habilidades e comportamento do candidato através de jogos.
– Testes de habilidades
Os testes visam entender como o candidato se sai usando determinada ferramenta ao colocar seus conhecimentos a prova. É assim que a empresa irá saber se o candidato realmente domina aquilo que está dentro do seu currículo.
Com essa base implantar um programa de estágios na empresa fica bem mais fácil e minimiza erros, caso o candidato não seja apto a vaga. Não se esqueça de dar o feedback seja ele positivo ou negativo.
Leia também: Como as empresas podem acompanhar e avaliar o desempenho dos estagiários?