Como criar um programa de estágio eficaz e atrair talentos?

Empresas

A busca por novos talentos pode ser desafiadora se a empresa não tem um programa de estágio que atrai jovens para fazer parte do time. A abertura de vagas e novas oportunidades pode ser o primeiro passo para começar essa jornada.  

 

Com isso, é preciso entender o público-alvo que procura por vagas de estágios. Normalmente, são estudantes de ensino superior que buscam pela primeira experiencia profissional ou aqueles que buscam uma nova área e recolocação no mercado.  

 

O programa de estágio é vantajoso tanto para o estudante que irá aprender durante o trabalho, quanto para a empresa com questões econômicas.  

 

Se a sua empresa buscar atrair novos talentos e abrir oportunidades para jovens que estão cheios disposição e que possam trazer novas ideias, é preciso ter um programa de estágio organizado.  

 

Para começar esse processo é preciso definir quem ficará a frente e será o líder que guiará os candidatos e poderá dar as devidas orientações. O segundo passo definir o perfil da vaga, como:  

– O curso desejado;  

– O horário de trabalho;  

– O período desejado;  

– Benefícios atrativos; 

– Requisitos necessários e outros.  

A partir disso é preciso começar a pensar em como irá será organizado o processo seletivo para escolha dos possíveis estagiários. Atualmente, existem várias formas de conhecer os candidatos e suas habilidades durante um processo seletivo, que pode ser dividido em partes eliminatórias.  

 

– Entrevista  

A entrevista de candidato é o meio mais tradicional de conhecer o candidato e saber sobre as suas, qualidades, habilidades, experiencias (se tiver), através de perguntas especificas.  

 

– Dinâmica em grupo  

A dinâmica em grupo auxilia os recrutadores a ter uma visão de como os candidatos se comportam ao ter que trabalhar em grupo, se tem o perfil de líder e outras habilidades comportamentais.  

 

– Gamificação  

A gamificação é um processo novo que com o auxílio da tecnologia permite traçar um perfil de habilidades e comportamento do candidato através de jogos. 

 

– Testes de habilidades 

Os testes visam entender como o candidato se sai usando determinada ferramenta ao colocar seus conhecimentos a prova. É assim que a empresa irá saber se o candidato realmente domina aquilo que está dentro do seu currículo.  

 

Com essa base implantar um programa de estágios na empresa fica bem mais fácil e minimiza erros, caso o candidato não seja apto a vaga. Não se esqueça de dar o feedback seja ele positivo ou negativo.  

 

Leia também: Como as empresas podem acompanhar e avaliar o desempenho dos estagiários? 

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.