As empresas têm um papel fundamental para o combate ao assédio moral
O assédio moral nas empresas pode ser caracterizado pela má conduta e por abusos, seja com falas, gestos, atos mal-intencionados, ameaças veladas que acabam ferindo a integridade física e mental de um indivíduo. Estas ações colocam em risco seu emprego e tornando o ambiente de trabalho um local hostil.
Além disso, o rendimento no trabalho pode ser prejudicado uma vez que essas ações afetam o psicológico. Na empresa isso poderá se refletir em faltas, aumento da rotatividade, distrações e erros nas atividades feitas pelo colaborador que sofre com os abusos.
Assédio moral é crime?
Em 2019 foi aprovado o Projeto de Lei 4742/2001, que constitui o assédio moral como crime, contra danos psicológicos e físicos a um colaborador e estabelece a detenção de um a dois anos.
Dessa forma, as empresas têm um papel fundamental para o combate a esse tipo de assédio e para isso é preciso que seja feita algumas ações.
Conscientização de equipe
A conscientização sobre assédio moral dentro de uma empresa é de extrema importância. Por isso, organizar palestras, reuniões ou informes para os funcionários, líderes e superiores sobre o tema poderá ajudar na prevenção. Investir em ações educativas podem ser um bom caminho para a empresa.
Cultura organizacional
A cultura organizacional de uma empresa deve ser reforçada, é importante a empresa deixe claro todos os direitos que os colaboradores têm e visar quais são os ideais e deveres que a empresa acredita. Além de ter um código de ética, para seguir.
Denúncias ao RH
Para evitar que aconteçam casos de assédio moral, é importante que o setor de RH esteja aberto para conversas e resoluções de qualquer problema dentro da empresa e para isso é necessário que o colaborador sinta que está em um ambiente seguro, para que ele possa relatar sobre algo que está acontecendo ou até mesmo fazer uma denúncia. Saber que a empresa está aberta para essas questões, ajudará no combate ao assédio moral.
Tomar medidas necessárias
É necessário que a empresa tome as medidas necessárias caso alguma denúncia de assédio moral ocorra, mais importante ainda é essa denúncia ser comprovada, para isso ouvir todos os lados da história, tomar depoimentos e ao final, se for comprovado, a empresa deverá tomar as metidas cabíveis para que esse tipo de ação não volte a acontecer.