Como as escolas podem se adaptar para receber os estudantes PcD

Canal Mudes

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2019, apontou que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos possui algum tipo de deficiência, o que representa 17,3 milhões de pessoas. 

A Lei de Inclusão, que garante que os direitos dos deficientes sejam respeitados, institui o direito da pessoa com deficiência à educação em todos os níveis de aprendizado ao longo da vida. 

“Art. 27. Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.” 

 

Como preparar as escolas 

Ainda segunda a Lei de Inclusão, os estudantes tem direito a um profissional de apoio:  

XIII – profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas” 

Além do suporte humano, as instituições de ensino podem realizar mudanças estruturais em suas respectivas instalações que garantem a segurança desses alunos, como por exemplo: 

  • Ambiente sempre bem iluminado; 
  • Tapetes táteis; 
  • Elevadores, com escritos em braille e avisos sonoros; 
  • Rampas de acesso; 
  • Utilização de cores que oferecem contrate, para facilitar a leitura; 
  • Sanitários exclusivos para cadeirantes; 
  • Portas e corredores amplos e 
  • Disposição de mobiliários; 

Clique aqui para ter acesso a outros conteúdos! 

 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.