Como a tecnologia auxilia a inclusão de PcDs no ambiente de trabalho?

Empresas

O mercado de trabalho para PcDs é bastante desafiador, a falta de oportunidades, acessibilidade e descriminação são algumas das barreiras enfrentadas. No Brasil, aos poucos as empresas aos poucos estão entendendo a importância da inclusão.  

 

E para que isso aconteça de forma eficiente não basta somente fazer parte do quadro de funcionários, é preciso entender que a tecnologia pode ser uma ferramenta essencial para a inserção e capacitação desse grupo.  

 

O uso da chamada tecnologia assistiva presente em aparelhos eletrônicos é uma prática que visa promover estratégias, recursos e funcionalidade a pessoas com deficiência, auxiliando no desempenho de atividades do trabalho e na produtividade.  

 

Com o computador o acesso é possível mediante assistência auditiva, visual, intelectual e as pessoas que tenha mobilidade reduzida. Existem vários tipos de programas e recursos assistivos, são alguns deles:  

 

– Reconhecimento de voz;  

– Reconhecimento de movimento;  

– Recursos de libras; 

– Cadeira motorizada;  

– Teclados adaptados;  

– Leitores de tela.  

 

É por meio da tecnologia que as empresas podem estar preparadas para receber os colaboradores, melhorando a sua autonomia, qualidade de vida e dando a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente.  

 

Leia também: O Papel das Lideranças e Gestores na Inclusão de PcDs nas Empresas; Saiba mais sobre a Lei de Cotas para PcD 

Impulsionamos o crescimento e o posicionamento no mercado para os jovens por meio da educação.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.