Um dos documentos mais importantes da vida de um trabalhador é a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Nela fica registrada toda a história profissional do cidadão, garantindo o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
Na CTPS são anotadas todas as atualizações ou alterações relacionadas com o vínculo empregatício, como férias, licenças, alterações de salário ou cargo etc. Estas informações também são enviadas para a carteira de trabalho digital por meio do E-social.
O processo de digitalização busca facilitar a vida do funcionário e do empregador; a assinatura é feita de maneira digital, e o empregado tem acesso ao seu histórico e às informações necessárias diretamente na CTPS Digital.
Como fazer a carteira de trabalho digital?
- Crie uma conta no site do Governo Federal (gov.br);
- Acesse a CTPS Digital pelo site;
- Acesse a carteira digital pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu celular.
Atenção: caso tenha a CTPS em formato físico, você deverá guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a carteira de trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos, é importante conservar o documento original.