O desemprego nesta faixa etária ocorre por uma série de fatores, sendo o preconceito o principal. Muitas vezes, um candidato deixa ser admitido unicamente por causa da idade. Isso se dá pelo fato de algumas empresas acharem que pessoas mais velhas são resistentes à tecnologia e a mudanças.
É preciso que os recrutadores tenham a mente aberta na hora da contratação e deixem de lado o preconceito, pois muitos são os benefícios de se ter um colaborador mais velho trabalhando em uma empresa.
Pensando nisso, separamos alguns benefícios de se contratar profissionais acima dos 50 anos:
- Experiência
É um dos requisitos mais pedidos pelos recrutadores. E não será preciso buscar muito longe, pois colaboradores acima dos 50 anos possuem bastante bagagem, conhecimento e vivência profissional. Isso pode ser um ponto a favor.
- Diversidade
A empresa que prioriza a diversidade entre os seus colaboradores tem grandes chances de crescer e se desenvolver no mercado. Ter em seu quadro de funcionários pessoas mais velhas pode ser um bom caminho para começar a promover a diversidade na empresa.
- Maturidade
Colaboradores mais velhos são mais experientes, portanto, carregam muita maturidade na tomada de importantes decisões e na resolução de problemas, além de terem responsabilidade e comprometimento, qualidades necessárias em cargos de liderança.
- Socialização
Funcionários maduros sabem ser sociáveis e amigáveis com as outras pessoas, e estão sempre prontos para ajudar. Outro ponto favorável é que valorizam o trabalho em equipe e a colaboração.