Aos Mestres, com muito, muito carinho

Canal Mudes

Uma homenagem do Presidente da Fundação Mudes, Cleto de Assis, aos professores

Em 1948, eu tinha sete anos. E inaugurava uma nova fase de vida, com minha matrícula no primeiro ano do Curso Primário (hoje Ensino Fundamental), no Grupo Escolar Duque de Caxias, o principal do município de Mafra, ao norte de Santa Catarina. Não foi o meu encontro inicial com o ABC, pois minha mãe já havia tomado a iniciativa de me alfabetizar, dois anos antes, em razão de minha curiosidade, despertada pelas revistas que meus irmãos maiores levavam para nossa casa. Mas a escola, o uniforme escolar, a mochila onde carregava a cartilha, os cadernos e o penal (assim se chamava o estojo escolar para os lápis e a borracha) enchiam-me de orgulho naquele primeiro dia: eu seguia, triunfante, para o novo mundo do conhecimento. 

 

Lembro-me perfeitamente daquele acontecimento, quando nos reuniram no pátio central da escola, antes de nos encaminhar às respectivas salas. Calado e curioso, coloquei-me entre os estudantes noviços, ao lado de um garoto mais irrequieto, que logo puxou papo comigo. “Como você se chama? Eu sou o Honório”. Nascia minha primeira amizade escolar, que se estenderia até o curso ginasial. 

 

Além das tarefas escolares rotineiras, tomei ciência das festas ao longo do ano, em comemoração a alguma coisa importante, segundo ensinava a professora Enedina, a segunda que tive, depois de minha mãe. O Grupo Escolar mantinha uma horta, utilizada para ampliar a sopa escolar, servida às dez horas da manhã, e como laboratório de ensino, em tarefas extraclasse, para que tivéssemos a experiência de lidar com a terra, aprender a biologia das plantas e das minhocas – sempre sob olhar atento do Seu Juca, zelador da escola e hortelão-mor.  

 

Em abril, terceiro mês escolar, comemorávamos o dia da Árvore, com plantio de algumas espécies e delas cuidando, daí em diante. Em maio, eu tinha duas festas: no primeiro dia, comemorava-se o Dia do Trabalho, instituído por Getúlio Vargas, presidente da República durante os anos anteriores. E, no dia 9, meu próprio aniversário. Depois das férias de julho, vinha a preparação para a Semana da Pátria, que se estendia de 7 de setembro, dedicado à Independência do Brasil (com obrigação e direito de marchar ao som de tambores, pelas ruas centrais da cidade) ao dia 19, Dia da Bandeira. Aliás, ela era diariamente lembrada, a cada início de turno escolar, com seu hasteamento no mastro erguido à frente da escola. 

 

Naquele ano especialíssimo de 1948 comemoramos, pela primeira vez, no Sul do Mundo, uma data muito especial – o Dia do Professor, nascido em uma cabeça mais que especial, um ano antes, quando, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a primeira deputada negra eleita em todo o Brasil, a professora Antonieta de Barros, conseguiu emplacar seu projeto de Lei que homenageava os transmissores do conhecimento. Não lembro se nos contaram que era a primeira vez que prestaríamos preitos a nossos mestres com um dia marcante, só para eles. Mas o mês de outubro passou a marcar uma de nossas principais festas, já que o professor, a professora, eram partes importantíssimas em nossas vidas nascentes e crescentes. Em minha cabeça ainda meio vazia de valores permanentes, eles eram amigos e segundos pais. Eram, depois de nossos progenitores, quem mais se preocupavam com nossa educação, com nossa formação cívica. Os que plantavam as sementinhas da cidadania, em um mundo que se alargava socialmente. Os que organizavam nossas festas, os nossos piqueniques e disseminavam o respeito mútuo, reunindo-nos, em uma mesma sala de aula, em um mesmo ambiente, os que tinham sapatos e os descalços; as crianças da cidade e as da zona rural; os que podiam pagar pelo uniforme e pelo material escolar e os que eram beneficiários da Caixa Escolar, mantida pelas famílias mais aquinhoadas. 

 

Por pouco não tive o prazer de conhecer pessoalmente a professora Antonieta. Cursei a primeira série do Curso Ginasial em Florianópolis, no Colégio Dias Velho – hoje Instituto Estadual de Educação – do qual ela fora diretora, até 1951, vindo a falecer em 1952, um ano antes de minha chegada à capital catarinense. Mas ela havia partido como celebridade educacional e exemplo de vitória social. Como cidadã absoluta. 

 

Por meio das festividades do Dia dos Professores, aprendi a admirar aquelas pessoas tão adultas quanto meus pais, mas que dividiam seu tempo de vida para ampliar os cuidados paternos e fraternos dirigidos ao nosso crescimento individual e social. Pessoas que nos distinguiam, elogiando qualidades que não sabíamos ter, que nos incentivavam a descobrir novos conhecimentos, a conhecer a literatura e a poesia, a quedarmo-nos espantados diante dos mistérios das ciências, ao mesmo tempo em que nos indicavam tempos mais seguros, ao final ainda longínquo da jornada escolar.  

 

Poderia tecer muitos outros predicados desses profissionais da sabedoria. Entretanto, prometi aos colaboradores de nossa Comunicação Social apenas meia lauda laudatória e cheguei a quase duas. Se o texto ficou grande para os padrões apressados da Internet, tenho a declarar que é bem menor que minha admiração e minha gratidão pelos muitos e bons mestres com quem tive a sorte de conviver, esses engenheiros que me auxiliaram a construir minha vida. 

 

Cleto de Assis, Presidente da Fundação Mudes. 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.