Segundo dados divulgados pela EBC, jovens são atualmente os mais afetados pelo desemprego
De acordo com a pesquisa mais recente do IBGE divulgada pela Empresa Brasileira de Comunicação – EBC, por meio da Rádio Agência Nacional, 46% dos jovens da faixa etária entre 14 e 17 anos, e 31% dos jovens entre 18 e 24 anos, estão em busca de emprego atualmente no Brasil.
A Lei da Aprendizagem nº10.097/2000, determina as condições de trabalho para o desenvolvimento profissional dos jovens de 14 a 18 anos. A partir desta Lei, foi criado o Programa Jovem Aprendiz, que propicia oportunidade de estudo e trabalho de forma mútua a jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social.
A Fundação Mudes possibilita a inserção de jovens ao mundo do trabalho através do Programa Jovem Aprendiz para estudantes a partir do ensino médio, com idade entre 15 e 22 anos, encaminhando estes alunos para nossas empresas conveniadas.
A importância do programa Jovem Aprendiz:
Uma das questões mais desafiadoras para o jovem em fase de formação profissional e em vulnerabilidade social, é encontrar a primeira oportunidade de trabalho. Neste sentido, o Programa Jovem Aprendiz possibilita ao jovem a encontrar uma oportunidade de emprego que lhe permita ao mesmo tempo estimular os estudos e desenvolver o potencial profissional. Além disso, através deste programa, são garantidos ao jovem aprendiz os seus direitos trabalhistas e previdenciários durante o período de vigência do programa (até dois anos).
O impacto positivo da aprendizagem é certificado por jovens que receberam através do agente integrador da Fundação Mudes, a chance de ingressar no mundo corporativo através do primeiro emprego.
Confira casos de sucesso de jovens que passaram pelo Programa Jovem Aprendiz desenvolvido pela Fundação Mudes:
Se você está em busca do seu primeiro emprego, confira nossas oportunidades!
Caso seja uma empresa, solicite uma proposta ou instituição de ensino, solicite um convênio.